Angel Falls - Conhecido por Salto Ángel são as maiores quedas de água do Mundo e fica na Venezuela

Angel Falls, Salto Angel ou Kerepakupai-meru, seu nome indígena, está localizada no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela, Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO em 1994. Encravada em uma região próxima à fronteira do Brasil com a Guiana, as águas que despencam em queda livre são provenientes do Rio Churún. Foi descoberta por um aviador norte-americano, Jimmy Angel, em 1937.



A visita a essa região, um paraíso distante a pouco mais de 1.100 quilômetros de Caracas, é feita por avião. Da pista de pouso, em uma clareira no meio da selva, até a lagoa, são pouco mais de mil metros, normalmente cobertos a pé pelos visitantes, em meio à rica vegetação tropical. A lagoa é formada pelos muitos saltos e quedas de água da região. E suas margens formam, em determinado ponto, uma praia de coqueiros e palmeiras, com areia fina e clara. Próximo à praia há um hotel rústico e confortável com muitos chalés. Ele é o ponto de partida para passeios de barco pela lagoa, para a aproximação com as quedas d’água e para excursões pela selva.

Quem quiser ter uma visão panorâmica de Angel Falls tem como opção um espetacular e irrecusável voo de helicóptero. Canaima, um dos 26 parques nacionais da Venezuela e o sexto do mundo, tem mais de três milhões de hectares e está na região conhecida como Terras Altas de Guayana, onde nasce o rio Cauro e as cabeceiras de Caroní no montanhoso cenário da Sierra de Lema, de selvas impenetráveis. O clima é equatorial com fortes chuvas. A fauna é constituída por numerosas espécies de aves, répteis e mamíferos. Na selva, de plantas de incontáveis variedades, há mais de 500 espécies de orquídeas.


Angel Falls, a magnífica catarata de difícil acesso. Desde o lago de Canaima, pode-se ir até perto do salto por meio de barcos. Primeiro por uma corrente mais ágil, depois por águas calmas. A parte final até debaixo das quedas, é feita por terra, nas matas quase sempre cobertas por neblina devido ao gigantesco volume de água que cai de uma altura de quase mil metros.

Junto ao salto há uma cabana que serve de refúgio para quem resolve passar a noite no local. O rio que produz a belíssima catarata é o Churún, que corre subterraneamente até chegar à beira do abismo. A queda de água é de rara beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha